O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) realizou hoje, 21 de janeiro, uma reunião de coordenação para definir a agenda da visita de uma delegação da South African Predator Association e da Lion Rescue, ao Parque Nacional do Bicuar.
O encontro teve como objetivo alinhar os aspetos logísticos e técnicos da missão, incluindo transporte, organização da visita e articulação com a Administração do Parque Nacional do Bicuar, garantindo uma deslocação eficiente e bem coordenada.A delegação desloca-se ao Parque no dia 23 de janeiro, com a finalidade de avaliar a viabilidade da reintrodução de leões e chitas, tanto no Parque Nacional do Bicuar como na Rede Nacional de Áreas de Conservação. A missão inclui a análise da adequação do habitat, disponibilidade de presas e condições necessárias para o manejo sustentável de grandes predadores.
Esta visita constitui um passo importante para a preparação de uma proposta de rewilding, visando a futura libertação de um grupo de leões provenientes da África do Sul, contribuindo para a conservação da biodiversidade e o reforço dos ecossistemas naturais.