Home  /   Notíciais  /   INBAC realiza abertura oficial do Censo das Aves Aquáticas Migratórias ao longo da costa angolana

INBAC realiza abertura oficial do Censo das Aves Aquáticas Migratórias ao longo da costa angolana


Waheed Al Fazari

INBAC realiza abertura oficial do Censo das Aves Aquáticas Migratórias ao longo da costa angolana 

Luanda - O Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) realizou neste sábado, 17 de janeiro de 2025, a abertura oficial do censo das Aves Aquáticas Migratórias ao longo da costa angolana. O acto contou com a presença de mais de 30 participantes, entre outros, os técnicos do INBAC e as demais Direcções do MINAMB, académicos, estudantes, representantes de ONGs, especialistas em Ornitologia (incluído o Embaixador da Bélgica) e outros voluntários.

Grupos de trabalho foram organizados para cobrir a foz do rio Cuanza e a  baía da restinga do Mussulo, principalmente a Reserva Integral do Ilhéu dos Pássaros, Ilha da Cazanga e o Saco dos Flamingos. 
Com a ajuda de equipamentos especializados, tais como binóculos, telescópios e guias de campo, foram contabilizadas mais de 15 mil aves e várias dezenas de espécies. A tendência populacional é crescente comparado com a contagem passada, facto que agradou os observadores. Os números alcançados confirmam a necessidade de estender o estatuto de zona Ramsar do Saco dos Flamingos a toda a área da baía do Mussulo. 
De salientar que sa contagens continuam em outras zonas do país, nomeadamente a praia do Santiago, a costa do Ambriz, as lagunas do Lobito e a zona costeira do Tômbwa até a foz do rio cunene, passando pela baía dos Tigres.