Home  /   Notíciais  /   FAO reforça capacidades nacionais para monitorização da vida selvagem em Angola

FAO reforça capacidades nacionais para monitorização da vida selvagem em Angola


Waheed Al Fazari

FAO reforça capacidades nacionais para monitorização da vida selvagem em Angola

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) está a realizar, de 14 a 16 de janeiro de 2026, um workshop técnico no âmbito do Projeto “Iniciativa Piloto de Monitorização da Vida Selvagem”. O objetivo é reforçar as capacidades técnicas e institucionais em matéria de monitorização da fauna silvestre em Angola.

O evento reúne técnicos e representantes da FAO, INBAC, Parque Nacional do Bicuar, Instituto de Serviços de Veterinária, CETAC Huambo, Universidade Mandume Ya Ndemufayo e Gabinete Provincial do Ambiente.

Temas como o enquadramento institucional e legal da monitorização da vida selvagem, importância da evidência científica para a governação da biodiversidade, papel das Administrações dos Parques Nacionais na gestão adaptativa, salvaguardas ambientais e sociais em áreas de conservação, segurança e aplicação da lei, combate à caça furtiva e ao tráfico de produtos da vida selvagem serão abordados.

O workshop inclui capacitação prática em geo-tecnologias, SIG, teledetecção e ferramentas digitais de recolha e análise de dados, incluindo metodologias de monitorização de mamíferos através de transectos lineares e armadilhas fotográficas (camera traps). O engajamento comunitário também é um eixo central, destacando abordagens participativas para promover a co-gestão e sustentabilidade das ações de conservação.