FAO reforça capacidades nacionais para monitorização da vida selvagem em Angola
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) está a realizar, de 14 a 16 de janeiro de 2026, um workshop técnico no âmbito do Projeto “Iniciativa Piloto de Monitorização da Vida Selvagem”. O objetivo é reforçar as capacidades técnicas e institucionais em matéria de monitorização da fauna silvestre em Angola.
O evento reúne técnicos e representantes da FAO, INBAC, Parque Nacional do Bicuar, Instituto de Serviços de Veterinária, CETAC Huambo, Universidade Mandume Ya Ndemufayo e Gabinete Provincial do Ambiente.
Temas como o enquadramento institucional e legal da monitorização da vida selvagem, importância da evidência científica para a governação da biodiversidade, papel das Administrações dos Parques Nacionais na gestão adaptativa, salvaguardas ambientais e sociais em áreas de conservação, segurança e aplicação da lei, combate à caça furtiva e ao tráfico de produtos da vida selvagem serão abordados.
O workshop inclui capacitação prática em geo-tecnologias, SIG, teledetecção e ferramentas digitais de recolha e análise de dados, incluindo metodologias de monitorização de mamíferos através de transectos lineares e armadilhas fotográficas (camera traps). O engajamento comunitário também é um eixo central, destacando abordagens participativas para promover a co-gestão e sustentabilidade das ações de conservação.