Home  /   Notíciais  /   INBAC E AVIATION AUTOGÁS UNEM ESFORÇOS NO COMBATE À CAÇA FURTIVA E MONITORIZAÇÃO DA VIDA SELVAGEM

INBAC E AVIATION AUTOGÁS UNEM ESFORÇOS NO COMBATE À CAÇA FURTIVA E MONITORIZAÇÃO DA VIDA SELVAGEM


Waheed Al Fazari

O Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) realizou ontem (13) de Janeiro em sua sede, um encontro estratégico com a empresa Aviation Autogás, visando a modernização das operações de vigilância nas áreas de conservação em Angola. O encontro  foi presidido pela Directora Geral Adjunta, Dra. Marta Zumbo, acompanhada pelos Chefes de Departamento e representantes da Autogás Aviation, os senhores Abrão Cosme e Clirolete Cosme.

O principal objetivo do encontro foi a apresentação dos serviços e produtos da Aviation Autogás, com ênfase na introdução de tecnologia de aviação ligeira para auxiliar nas acções de combate à caça furtiva e na monitorização da vida selvagem. Os esforços conjuntos estão centrados em três áreas operacionais críticas: o combate a queimadas, o monitoramento de áreas protegidas e a gestão de catástrofes ambientais.

A estratégia de combate a queimadas prevê uma resposta rápida para detectar e monitorar focos de incêndio, enquanto a vigilância contínua nas áreas protegidas busca prevenir a caça ilegal e a ocupação irregular. Adicionalmente, o apoio logístico e visual em situações de emergência ambiental será fortalecido com a utilização das aeronaves da aviação ligeira.

"A introdução dessa nova tecnologia representa um avanço significativo na nossa capacidade técnica de proteger os ecossistemas nacionais", afirmou Dra. Marta Zumbo, destacando os benefícios da aviação ligeira, que se caracteriza por ser mais versátil e de menor custo operacional.