De 1 a 2 de Outubro de 2025, o INBAC como órgão responsável pela criação de politicas para preservação da Biodiversidade, acolheu nas suas instalações a Organização Não Governamental proveniente da República Democrática de Congo, African Wildlife Foundation (AWF). Além da partilha fronteiriça, os dois Países mantêm interesse em comum no Combate ao tráfico de vida selvagem.
Foi com este propósito que a AWF apresentou o seu Projecto de Combate e caça Furtiva Congo, e busca da parte de Governo Angolano cooperação no sentido de criar sinergias ou identificar acções a serem desenvolvidas por Angola no combate ao trafico de vida selvagem, tendo em conta que o referido projecto será implementado na fronteira do Luvu Província do Zaire e no Corredor do Lobito.
A AWF é uma ONG fundada em 1961 nos Estados Unidos da América, tem como vocação Proteger a Biodiversidade em África. Com a sua sede situada em Nairobe, Kenya, a AWF está presente em mais de 10 Países Africanos.
O principal objectivo do projecto, visa: Reforçar as capacidades de interdição, investigação, execução, acusação e judiciário para reduzir o tráfico de vida selvagem, fornecendo formação, compra de mantimentos e apoiando o ICCN e outras autoridades policiais no cumprimento das suas missões com o intuito de reduzir significativamente o tráfico de vida selvagem na RDC, com repercussões sentidas em toda a região da SADC.De forma mais específica o Projecto prevê:
Participaram deste encontro os Órgãos intervenientes no combate aos crimes da vida selvagem por parte de Angola, nomeadamente: Procuradoria Geral da República, Tribunal Provincial de Luanda, Ministério da Agricultura, IDF, Polícia Fiscal, AGT, Ministérios do Interior de seus órgãos de interesse. O principal objectivo principal foi de analisar a proposta apresentada, defender os interesses do estado Angolano olhando para todas as questões transversais e indicar acçõs adequadas para o nosso País.