Home  /   Notíciais  /   INBAC INTEGRA DELEGAÇÃO ANGOLANA NO 5º CONGRESSO MUNDIAL DE RESERVAS DA BIOSFERA

INBAC INTEGRA DELEGAÇÃO ANGOLANA NO 5º CONGRESSO MUNDIAL DE RESERVAS DA BIOSFERA


Waheed Al Fazari

No período de 22 a 27 de Setembro de 2025, uma delegação Angolana marcou presença no 5º Congresso Mundial sobre as Reservas da Biosfera, realizado em Hangzhou, República Popular da China.

O evento, fundamental para o Programa Homem e Biosfera (MAB) da UNESCO, vizou integrar a conservação da natureza com o bem-estar socioeconómico, alinhando-se com a Agenda 2030, Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e pelo Quadro Global da Biodiversidade de Montreal sobre a Diversidade Biológica. O Programa MAB, conforme estabelecidos no 16º da Conferência Geral da UNESCO (1970), tem como o objective principal de Encontrar um Equilíbrio entre a responsabilidade pela Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a sua necessidade de Recursos Naturais para a valorização do Bem-Estar Socio-ecónomico.

No seu discurso de abertura, Sua Excelência, Vice-Primeiro Ministro do Conselho de Estado da República Popular da China Mr. Xuexiang Ding, onde referiu que este encontro demostra o fortalecimento da Rede das Reservas da Biosfera, promover a coexistência harmoniosa entre a humanidade e a natureza e alcançar o progresso cinérgico entre a económia e o ambiente. A delegação foi coordenada pelo Secretário de Estado para o Ambiente, Eng. Iury Santos, e contou com a participação de diversos Especialistas e figuras institucionais-chave, como a Embaixadora de Angola para a UNESCO.

Dr. Noé Pinto, Chefe do Departamento de Áreas de Conservação Ambiental do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC), representou a Instituição no evento, uma vez que é a entidade responsável por garantir a execução da política de gestão sustentável da biodiversidade em Angola, sublinhou o compromisso do País com a Rede global de Conservação.

O Congresso resultou na aprovação do Plano de Acção de Hangzhou (2025-2030), um novo documento orientador para a gestão da Rede das Reservas da Biosfera. As sessões plenárias abordaram temas vitais, como a proteção da biodiversidade em tempos de crise climática, o papel da Ciência e Inovação e a importância das comunidades locais na gestão sustentável.

Nas sessões plenárias reservadas Angola, destacam-se os seguintes pontos:

1. Sessão sobre a Biodiversidade Ciência e Educação.
2. Sessão sobre Optimização e Parcerias para mobilização de fundos para as Reservas da Biosfera.
3. Encontro Bilateral sobre Ambiente, Biodiversidade, Ciências e Educação com o corpo Diplomático do Reino do Marroco;

A intensa agenda Angolana refletiu o foco do País em estabelecer parcerias e optimizar a gestão das suas áreas de conservação. A participação ativa de Angola, com o INBAC na linha de frente das discussões técnicas, reforça o papel do País na Governança Ambiental Global e na proteção do seu valioso património natural.